Terceiro Debate

 

Acredito que cada vez mais as equipes estão sendo formadas por profissionais de diversas áreas com interesses e conhecimentos multidisciplinares, com o objetivo de tornar a entrega mais completa, concisa e coerente. Olhando um pouco para a natureza, entendemos a necessidade e a importância de cada um em uma comunidade. Ali, cada etapa de um processo tem a mesma importância, visto que se qualquer um falhar, o resultado estará comprometido.

Assim é a vida nas agências de publicidade e nos escritórios de design. Quanto mais multidisciplinar for a equipe, maior a probabilidade da excelência na entrega. Mas isso só acontece realmente quando o profissional é capaz de perceber o seu papel naquele grupo como algo coletivo e não individual. Acredito que um profissional capaz de dividir suas experiências e trocar conhecimentos, consequentemente enxerga novas oportunidades e novas soluções. E isso independe da sua função na equipe.

Porém, o individual vem superando o coletivo. Ainda hoje, alguns profissionais se permitem alienar de determinadas etapas de um processo ou assumir múltiplas funções num mesmo projeto, comprometendo, assim, o resultado final com entregas superficiais, cruas e até mesmo imaturas.

Ainda assim, acredito que não existe uma regra, mas o bom senso. Cada área e cada profissional deve saber onde termina a sua função e começa a do outro para que o coletivo se sobressaia com qualidade e excelência. Para mim, não é um nome ou um cargo que define o que você sabe, nem o quanto você pode agregar para um projeto, mas ele, efetivamente, ajuda você a direcionar sua participação de forma assertiva numa equipe.”Juliana Gatto

 

“Design é uma profissão que pode ou  não ser multidisciplinar, cada profissional escolhe o campo que mais lhe interessa. Junto com a Zupi, optei por trabalhar em diversos segmentos como: ilustração, artes gráficas, fotografia, branding, motion, exposições… Enquanto outras empresas optam por trabalhar apenas com branding ou diagramação.

É importante ter muito conhecimento para conseguir fazer um trabalho multidisciplinar e não são todas as faculdades que ensinam todos os campos possíveis dentro do design. No meu caso, consegui aliar marketing, publicidade e artes gráficas, além de experiência em diversos estúdios antes de iniciar o trabalho com a Zupi.

Nossa equipe hoje é formada por designers, diretores de arte, web designer, ilustradores, jornalistas e criativos. A partir dessa combinação de diferentes áreas que trabalham com criatividade, somada às experiências de vida de cada um, nós conseguimos basicamente a união de diversos campos em um.

Uma pessoa criativa, designer ou não, deve ficar atenta a tudo o que acontece na moda, na música, nas artes e no mundo, pois tudo isso pode virar um conceito capaz de criar um novo trabalho. A criatividade é muito mais do que um programa de computador ou uma caneta na mão, é preciso ter uma visão singular sobre tudo o que acontece ao seu redor.” Allan Szacher

 

Anúncios