Após ser anunciado oficialmente neste domingo (16) como mascote oficial da Copa do Mundo, o  tatu-bola, agora terá um nome oficial.  A criatura nativa do Brasil poderá ter um dos seguintes nomes: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

A primeira opção Amijubi é a união das palavras “amizade” com “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do mascote, e que, segundo FIFA, refletem a maneira de ser dos brasileiro. Além disso, o nome original está ligado ao tupo guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo, cor predominante do mascote.

Fuleco é uma mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo 2014. O nome do mascote mostra como essas duas palavras combinam pefeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco é a formado pelas palavras “azul” e “ecologia”. O azul representa a cor dos mares da costa brasileira, dois rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também a cor da carapaça especial do mascote. Pertencente a uma espécie vulnerável, o mascote também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

O animal foi apresentado pelo membro do Conselho de Administração do COL, o ex-jogador Ronaldo. “Estou muito feliz por dar as boas-vindas a um membro tão importante da equipe de 2014”, afirmou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo. “A mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país”, concluiu.

O desenho final do animal foi escolhido pela FIFA e pelo COL após análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Após muitas pesquisas, o desenho do Tatu-Bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.

A escolha dos nomes foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz (que escreveu uma música para o animal “Tatu Bom de Bola”), Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. Agora, a torcida terá a oportunidade de escolher entre os nomes propostos pelo comitê.  A escolha se dará por meio de uma votação no site oficial da FIFA.

Fonte: Redação PLACAR

Anúncios